sexta-feira, 8 de março de 2013

Mitos na cozinha II


 Vamos para mais alguns mitos ou verdades na cozinha?

Peixe faz bem ao cérebro – Verdade - O peixe é uma boa fonte de ómega 3, que tem sido considerado importante para a saúde do cérebro.

Cenoura faz os olhos bonitos – Mito - A deficiência de vitamina A pode causar cegueira, e a cenoura, assim como outros vegetais com alta concentração dessa vitamina, ajuda a manter a saúde dos olhos. Mas aumentar seu consumo não melhora a visão nem deixa os olhos mais bonitos!

Não se deve tomar banho depois de uma refeição pesada – Verdade – Em casos como este é melhor seguir os conselhos da sua avó. Após uma comidinha leve não existe problema em tomar um banho ou dar um mergulho, mas depois de uma feijoada o banho vai dificultar a digestão. Isso porque, depois da refeição, o metabolismo está todo focado no processamento do alimento, e qualquer tipo de actividade física que consuma mais energia vai desviar parte do fluxo sanguíneo para a musculatura e atrapalhar a digestão.

Água de coco é um remédio santo – Plausível - Apesar de ser indicada para pessoas desidratadas também apresenta contra-indicações. Deve ser usada com moderação por hipertensos porque tem muito sódio e os diabéticos também precisam de estar atentos devido à quantidade de carboidratos.

Curar a ressaca com um copo de bebida alcoólica – Mito – Este é o pior remédio para combater os efeitos da bebedeira. Como o álcool retira água das células, beber um copo de bebida alcoólica só vai agravar o mal-estar. Hidrate-se!

Leite combate gastrite – Mito - O leite aumenta a secreção ácida devido ao seu alto teor de cálcio. O tratamento de gastrite deve ser realizado com medicações depois de avaliação médica.

Ovo aumenta o colesterol – Mito – Desde a descoberta do colesterol, o ovo passou a ser considerado um vilão pois contém mais de 200 mg de colesterol em cada gema (dois terços da ingestão diária recomendada). Porém, estudos comprovaram que acrescentar mais 200 mg de colesterol por dia à alimentação eleva apenas ligeiramente os níveis de colesterol sanguíneo.


8 comentários:

  1. Oi, Mila!

    Eu sei que mergulhar depois de comer, é arriscadíssimo. ainda mais, se a água estiver na altura do estômago. o estômago sofre pressão, e pode ocorrer regurgitação. a comida pode voltar, causando sufocamento. uma amiga minha morreu assim. na piscina, no meio de um churrasco.

    Desmistificar o ovo é bom demais, eu amo rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Temos que tomar bastante cuidado com esses ACHISMOS que o povo inventa, cada hora é uma coisa mais sem nexo que a outra ne Cami? hahah
    Beijos linda, obrigda pelo carinho de sempre!

    universomodaemake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei os mito parte 2 , esta´me ajudando mt hein amiga
    Beijos :)
    bybiahsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    estive sumida mas agora estou de volta!!
    Tem muita mentira que o povo leva como verdade.
    Bem curiosa a postagem!!

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Sou ainda do tempo antigo acredito em todos esses mitos. Que vergonha.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é perfeito! Adorei as dicas :)
    Gostaria de te convidar para o sorteio de acessórios lindos lá no blog, vem participar =D!!

    http://leblogdemichelle-d.blogspot.com.br/2013/03/sorteio-bless-acessorios.html

    ResponderExcluir
  7. Tem muita coisa que os antigos falam que não tem nada a ver né?rs. A da água de coco eu não sabia!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Camila,
    você sumiu!
    Espero que esteja tudo bem!

    beijinhos :**
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixou extremamente feliz!
Um ótimo dia :)