quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Livro: Dona Benta + Sopa de grão-de-bico com espinafre.

Boa tarde!!

    Tardezinha, sem ter o que fazer, peguei meu pequeno livro de 1119 paginas e comecei a ler e tirar algumas duvidas. O livro da Dona Benta - Comer Bem (Edição Especial) é um livro de receitas que "toda garota" (que adora cozinhar) deveria ter. Tem um montão de receitas para fazer, alumas difíceis e a maioria  faceis.
  
  Achei muito interessante essas partes do livro, são dicas sobre tempos de cozimento ou para assar. O tempo certo para forno elétrico e forno a gas.
    Tirei uma foto da parte do sumário, mais a baixo tem dicas de como arrumar a mesa, curiosidades, sugestões de cardápios, índice alfabético entre outros.
    As receitas são faceis de entender, da para seguir passo a passo sem "stress".
    A minha parte favorita no frio, são as sopas! Eu fiz dois tipos de sopas no inverno passado e vou compartilhar uma delas para vocês.

Sopa de Grão - de - bico com Espinafre

1 xícara (chá) de grão-de-bico
1 e 1/2 litro de água
5 Batatas médias descascadas e picadas
1 cebola grande triturada
1 colher (sopa) de margarina
1 pitada de noz-moscada
1/2 maço de espinafres limpos
1 colher (chá) de sal

1 Escolha o grão-de-bico, lave-o e deixe-o de molho na água indicada de um dia paea o outro.
2 Ponha o grão-de-bico e a água numa panela e leve-a ao fogo, deixando ferver por 45 minutos.
3 Acrescente as batatas e deixe cozinhar até que elas e o grão-de-bico fiquem macios.
4 Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. O resultado deve dar um litro. Se não der complete com água. Coe e reserve.
5 Frite ligeiramente a cebola na margarina, coe e adicione a margarina ainda quente, o espinafre, a noz moscarda e o sal á sopa reservada.
6 Ferva por mais 5 minutos e sirva.     

 Facil e delicioso! Eu provei e indico para vocês! Espero que tenham gostado da dica do livro e da sopa!
 




   

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo Bigode - Cake Mustache

   Demorei com a receita, mais a demora foi por uma boa causa.

   Fiz uma MEGA pesquisa no Google, sobre o tal bolo "Bigode".  Pensei que era uma forma de bolo e descobri que era apenas um corte, ainda com algumas duvidas, pesquisei mais, queria saber se poderia molhar, rechear, cobrir, que massa fazer e outras cositas más. Como eu acompanho algumas gurus, vi que a linda da Karen Portela do Blog: Pequena Notavel (http://www.pequenanotavelblog.com/2013/01/pequenas-receitas-bolo-moustache.html)fez essa receita e foi mais um estímulo para eu fazer! Fotografei passo a passo, com amor e carinho!
   Descobri por experiencia própria, que não é legal molhar e nem rechear! Se for rechear, elaborar algum recheio mais consistente, um ganache ou um brigadeiro mais firme.
   Essa receita é de bolo de chocolate simples e coberto de ganache simples.
   Bora conferir?      

Massa Simples de Bolo de chocolate: 
 
    Após misturar todos os ingredientes, adicione uma colher bem cheia de fermento em pó e misture novamente. 
    Unte a forma com margarina e farinha de trigo. 
    Pré-aqueça o forno á 180º e coloque o bolo para assar por volta de 35 a 40 minutos, dependendo da potência do seu forno. 
  






















  
 Após assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por alguns minutos (não retire o bolo da assadeira imediatamente, pois o bolo de chocolate é dificil de mecher e quebra fácil).
 






















  
    Para cortar o bolo é simples, faça uma risca com a faca bem devagar no bolo, como se fosse um "S", logo após corte o bolo em cima da risca, separe as duas partes e junte como mostra a foto.
    Deixe esfriar completamente para cobrir.

Cobertura - Ganache Simples:

  500 gramas de chocolate meio amargo "opcional", derreta em banho maria ou no microondas por alguns minutos. (Se for derreter no microondas, derreta aos poucos, para não queimar o chocolate).
   Quando o chocolate estiver totalmente derretido, adicione 3 colheres de creme de leite sem soro, para que possa dar consistencia homogênea. É facil de espalhar e fica durinho quando seca. Se quiser mais cremoso adicione mais creme de leite.
























   Feito isso, espalhe no bolo!
   Para dar um acabamento, faça risquinhas com o garfo, ou adicione granulado, chocolate raspado, granulado colorido entre outros.
   Eu peguei o garfo e comecei a riscar e ficou assim.























   Espero que tenham gostado!! Uma receita deliciosa e divertida.




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Duvidas sobre vinhos

Boa madrugada pessoal!!

  Embora sou uma amante de vinho tinto, não sabia muito sobre o assunto, como servir, que temperatura, no jantar vinho branco ou vinho tinto, entre outras duvidas. Pesquisei em alguns sites para saber mais sobre o assunto e encontrei um site que matou as minhas duvidas e espero matar as duvidas de vocês também.
  Sem falar que eu acho romantico e chiquerrimo quando é bem servido!

                                                                                  

Como escolher um vinho?

Quando se trata de selecionar um vinho para acompanhar uma refeição, embora os taninos e a acidez do vinho tenham um grande papel, o açúcar e o nível de acre também devem ter. Basicamente nunca se deve escolher um vinho que se sobreponha ao prato que vai acompanhar, ou seja, nunca se deve servir um vinho muito forte com um prato leve ou vice-versa.

Como servir um vinho durante um jantar?

Deve-se começar sempre por servir um vinho mais suave e ir aumentando a intensidade do sabor, passando sempre para um vinho cada vez mais intenso, de acordo com o prato a ser servido. O paladar tem de ir sendo surpreendido, e logicamente nenhum paladar se surpreende com um vinho mais leve depois de já se ter experimentado um vinho com mais mais forte.

Qual a temperatura a que um vinho deve ser servido?

Os vinhos brancos devem estar alguns graus mais frescos que o local onde vão ser servidos; no tempo quente, os vinhos brancos mais fortes poderão ter de ser colocados em gelo.

Os vinhos tintos, por outro lado, devem ser colocados atempadamente no local onde vão ser servidos para se “acostumarem” à temperatura ambiente – usualmente serão necessárias cerca de 2 ou 3 horas para isto acontecer.

Que vinho combinar com uma refeição mais comum?

Se vão oferecer um almoço que consiste numa salada e um pouco de carne vermelha grelhada, podem optar por um chardonnay ou um tinto Cabernet, Pinot noir, Burgundy, Pinot Grigio. Um champanhe seco também é uma boa opção. Se pretenderem um vinho para acompanhar carne branca, peixe ou marisco o ideal é escolher um chardonnay, muscatel, bordeaux branco.

Que vinho servir com alimentos doces?

Alimentos doces combinam com vinhos que possuam o mesmo nível de doçura. Balancear o vinho com o tipo de comida é sempre um truque de sucesso: uma comida doce combina sempre bem com um vinho doce.

Que vinho acompanha pasta ou comida vegetariana?

Quando se trata de pasta ou de legumes, incluindo tudo que seja verde e um pouco gorduroso, vinhos como um vinho branco jovem ou até um italiano Lambrusco são os ideais.

Que vinho servir com pratos picantes?

O vinho ideal para uma comida picante é um vinho que seja doce, mas ao mesmo tempo refrescante. Um Shiraz branco é ideal para um prato de comida picante; um Savignon branco também poderá ser uma ótima opção, especialmente se for para acompanhar churrascos mais picantes ou comidas que tenham limão ou vinagre. Um jovem Syrah funciona muito bem, especialmente para acompanhar comidas muito aromáticas como a comida Indiana.

Que vinho liga bem com sushi?

Tal como os pratos picantes, o sushi pede vinhos brancos leves com um toque de doçura frutada, ou um vinho tinto leve e baixo em taninos.

Que vinho servir com queijos?

Quando se trata de queijos, o tipo de vinho que acompanha um queijo varia de acordo com o sabor do queijo. Um queijo mais forte e mais salgado, tal como os queijos azuis, combina lindamente com um vinho mais doce como o Sauternes branco. Champanhe combina com queijos mais velhos tal como o parmesão. Queijos mais moles são bem acompanhados por um Madeira. Um cheddar ou gouda combina muito bem com Porto. O adocicado e mais gorduroso ementhal pede um branco ácido, como um sauvignon blanc ou gewurztraminer.

Que vinho servir com alimentos salgados?

Alimentos com um alto teor de sal combinam com vinhos distintos que variam no sabor. O ideal é selecionar um vinho que não seja demasiado doce nem demasiado salgado, dependendo do prato que acompanha. Por isso, a parelha vinho tinto para carne e vinho branco para peixe é um conceito que não se aplica literalmente pois a variedade de vinhos que existe no mercado, incluindo nacionais e internacionais, é tão abrangente que seria muito limitado gerirem-se apena por esta premissa.

O que nunca fazer com vinho?

Nunca se bebe um Porto depois de uma sopa, ou no início de uma refeição, pois mataria qualquer tipo de vinho que se seguisse. Será um erro grande também terminar uma refeição com champanhe seco!

                                                                                                                            Artigo retirado do blog (http://anossavida.pt)

Depois de ler tanto sobre vinho, que tal uma taça?

Be welcome to the world of Vanilla Cooking!

Olá pessoal,

Sejam bem vindas ao mundo da Vanilla Cooking! (traduzindo o titulo)

  Vamos misturar um dos maiores prazeres da vida que é saborear uma boa comida/doce, aqui vou compartilhar as minhas receitas e as receitas de familia, que sempre tem aquele temperinho "mágico".
  Vamos compartilhar receitas e dicas, perguntas serão respondidas, duvidas e sugestões seram bem vindas!
  Tudo que se faz com amor e dedicação, fica maravilhoso.

  Espero a visita de vocês!